segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lula na Web

Lula está disposto a seguir declaradamente os passos do presidente dos EUA, Barack Obama, lançando nos proximos dias o Blog do Planalto, que pretende contar o dia a dia da Presidência da República, deve estrear na próxima segunda, dia 31. O blog será tocado por volta de 5 jornalista do Planalto – o próprio Lula não postará.

Mesmo antes do lançamento, o blog já recebe críticas. Porque simplesmente no blog, apenas o Planalto falará. As pessoas não poderão comentar. Será uma comunicação de mão única e oficial sem a possibilidade de resposta, característica forte dos blogs. - Logo vemos que é até compreensível não ter comentário por deixar o blog vulnerável. Mas o blog existe pela conversa. Sem ela, perde-se o sabor. - A justificativa do governo é que "não há pessoal disponível para moderar comentários". Outra questão é o próprio conteúdo. "É importante que o Lula apareça pelo menos duas vezes por semana no blog. Pode ser por vídeo. Nos post devem trazer o dia a dia presidencial, com cobertura de reuniões, viagens e pronunciamentos, além de personagens como cidadãos beneficiados por projetos federais. O Lula ainda pretende abrir um Flickr publicando imagens presidenciais. Ainda estuda-se que o presidente gravará pronunciamentos específicos para o blog e assim será videos no Youtube. Em áudio, será postado o programa ‘Café com o Presidente. Ainda neste ano (mas não na estreia), o blog deve ganhar um perfil no Twitter. Facebook e Orkut devem ficar para depois.

O presidente tem o intuito de disponibilizar informações do seu governo em uma linguagem mais informa e atigir o publico que tem na internet sua principal fonte de informação. É desta maneira tentar conquista está parcela da população brasileira que usam a Net para se entreter e para ficar bem informado. Essa mídia servirá também cumprirá o papel de estabelecer o diálogo com a juventude , uma parcela da população que não utiliza mais os veículos tradicionais da imprensa - mesmo na internet - para se informar e formar opinião. O raciocínio do governo é que o público almejado, composto majoritariamente por jovens, encontraria no Blog do Planalto uma fonte de informação confiável.

A DÚVIDA fica se está nova ferramenta que o Governo está querendo utilizar será favorável nas eleições de 2010. Acho muito pouco provável. E considero que este blog está sendo criado muito tardiamente próximo ao fim do mandato do Presidente, será mesmo mais um marketing pessoal, ou simplesmente uma nova maneira de Campanha Eleitoreira.

Vejo que em 2010 próximos a eleição os debates políticos estarão concentrados em sites de relacionamentos tipo o Twitter, que já gera vários comentários sobre a sucessão presidencial, e claro sobre a palhaçada do Conselho do Ética que arquivou as acusações sobre o Sarney que o atual Presidente Lula apoiou as falcatruas do presidente do Senado. É claro deixar o blog sem comentários para os leitores, e muito irracional. Lula está querendo mostrar seus "feitos no governo" e deixar de lado a opinião do Povo.

Vamos ver o que vai dá o lançamento deste blog, e o Lula no Twittter, estou esperando ansiosa...

2 comentários:

Carol disse...

Vixi ai ferrou tudoooo, Lula com BLog, o que vão escrever lá, quantas viagens ele fez em 2horas?, ou quantas vezes ele tomou café com o Sarney???
essa eu quero ter o prazer de ver e com um twitter ainda por cima. O lele que esses politicos atacam para tudo que é lado!vamos ver se vendo a revolta do povo pela internet com a sacanelheira que eles estão afzendo, eles não tomam um pouco de vergonhazinha né. Afinal de contas vergonha nunca fez mal a ninguem!

Jakeline Magna disse...

Concordo... espero que a repercussão deste blog, eles não percebe que por aqui na net nem adianta tentar enganar que nem adianta... ja estamos esperto com eles...