segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Preconceito Racial na Microsoft

Desta vez, fui pega de surpresa por uma denúncia contra a mastodonte dos softwares, a Microsoft. Qual a peteca? Em um anúncio publicado na Europa, a empresa do Bill Gates substituiu a cabeça de um homem negro (composição de um anúncio originalmente feito para o mercado americano) pela cabeça de um homem branco. A empresa já soltou uma nota oficial lamentando pelo ocorrido. Adianta? Não. O estrago já esta feito, principalmente na internet. Dúvido que este incidente chegue com força ao mundo offline.


Dizem na internet que a Microsoft fez isso para se adequar ao mercado polonês, afinal, lá os brancos são maioria e os negros são quase uma exceção. Trago ao leitor duas considerações: além de muito mau gosto, foi mal feita. Motivo? Olhem a mão do homem com cabeça branca, no anúncio inferior. É a mesma cor da mão do homem negro. Além de fazer um péssimo trabalho, o fizeram pela metade.


E a parte triste disso tudo é que o anúncio polonês da Microsoft chegou à Polônia ao mesmo tempo que a Holanda lançou uma belíssima campanha contra a discriminação.

Um comentário:

Claudia disse...

tristeza, preconceito e crime e ainda mais na microsoft muito triste