sábado, 29 de agosto de 2009

Todo homem é um ser sociável???

Uma professora me disse uma vez "todo homem é um ser sociável, logo você tem que tratar todo mundo com respeito", não sei se a frase é mesmo dela ou não, só sei que é uma idiotice enorme.
O homem nunca foi e nunca será um ser sociável, que, por definição, seria seres que se juntam para se ajudarem mutuamente. É solitário por natureza e busca nos outros o que falta em si mesmo.
Existem pessoas que nasceram com o talento da convivência, sabem dizer "nossa, que pena" e "vai dar tudo certo", sabem agir como se preocupassem, sabem conversar sem vontade, ou seja, sabem fingir, incorporam a falsidade no cotidiano tão profundamente que torna-se impossível separar o que é Pessoa e o que é Sociedade.
E tem aqueles não aprenderam a fingir, por falta de talento ou vontade de aprender, talvez. Imagino que seja ai que eu me encaixe. Para mim, é algo extremamente estranho perguntar se alguém vai bem quando não me interesso pela resposta ou mesmo prestar atenção quando a conversa gira em torno de alguma futilidade.
Viver com os outros é complicado ao ponto de muitas vezes eu me encontrar sonhando em morar em uma montanha sozinha ou não conseguir colocar o pé fora de casa. Não sei se esse isolamento todo é prejudicial, atualmente só me parece a minha única opção. É sem sentido dar-se ao trabalho de sair quando, não importa aonde for, não vai encontrar o que está procurando, além de ser muito cansativo ter que ficar “sumindo” disfarçadamente de uma hora para outra. Então vou continuar a ficar aqui dentro, do jeito qu sempre foi. Se pudesse pedir qualquer coisa agora, pediria para dormir três dias seguidos.

Um comentário:

Claudia disse...

verdade todos nos somos sociavel