quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Comercial das Havaianas

Censura na televisão novamente onde é que vamos parar meu Brasil. Estava vendo TV há pouco, quando entrou no ar o novo comercial das Havaianas (pra quem não viu o comercial, vai abaixo o vídeo). Mas logo que começou, uma das atrizes - a senhora que fez o papel da avó - corta a sequência dizendo que, por conta de pessoas que se sentiram incomodadas com o comercial, a propaganda foi tirada do ar.
No entanto, a atriz declara que, em respeito a todos aqueles que se divertiram e gostaram da ideia, o vídeo foi incorporado ao site das Havaianas para poder ser visto.
Você pode assistir abaixo, mas vou resumir. Num restaurante, uma avó faz sua refeição acompanhada da neta, uma adolescente que me parece ter uns 17 anos. Nesse momento, entra o ator Cauã Reymond (o famoso deste comercial). A neta mostra o ator para a avó, que comenta que a garota deveria arranjar um partido daqueles. Discordando, a adolescente diz que deve ser chato casar com uma pessoa famosa. Mas a avó corta sua fala, perguntando "quem é que está falando de casamento? Estou falando de sexo!". A menina se surpreende e a avó pergunta: "e eu é que sou atrasada?".
O comercial é absolutamente engraçado e mostra a modernidade. Convenhamos que é raro encontrar uma garota virgem no fim da adolescência. Não acredito que isso deva ser uma regra nem exceção. Isso é apenas um fato. Raro, na verdade, é uma conversa franca como esta entre uma avó e uma neta, especialmente por conta da diferença de idade. E é exatamente por isso que o comercial se torna engraçado.
Mas sempre há puritanos e boçais que se incomodam com tudo. Fazem tudo errado, aprontam sem ninguém saber, mas picham, apontam, denigrem, criticam, mostram todo o seu preconceito e suas ideias atrasadas. E foi o que aconteceu com o comercial das Havaianas Fit.
A marca é celebrada. O produto é incrível. Não quero fazer propaganda, mas fiquei tão revoltada com essa censura, que vou fazer. Já tive dezenas de Havaianas e continuarei tendo. E adoro os comerciais que a marca produz. A agência que as cria tem imenso talento.
A atriz Lúcia Berta, de 84 anos, que interpreta a vovó "moderninha", opinou sobre a censura:"As pessoas estão desatualizadas, sexo está na boca de todo mundo, como bala na boca de criança".
Desabafo feito, segue o vídeo e que bombe tanto na internet que acabe voltando para a televisão.
Para visitar o site da empresa, clique aqui.


Aqui o comercial censurado:



Os comentários abaixo, expressam a opinião de alguns telespectadores. Foram retirados do Youtube.

*Tiraram do ar porque o Brasil é um país hipócrita que censura tudo!
PAÍS HIPÓCRITA E CHEIO DE PESSOAS COM MENTES PEQUENAS!( bennyobob)

*A mulheres frutas mostra as frutas niguém fala nada .... A propaganda é otima, coloca a avó na onda dos jovens, que a maioria não pensam em casar e querem fazer sexo .... (henriqueta 124)


A nova propaganda explicando o "sumiço" da primeira:



Opiniões de telespectadores:

*Quem não gostou do comercial deveria se enclausurar em um convento, ou talvez morar numa montanha bem isolada. É a única forma de fugir de qualquer referência sobre sexo. Mas é melhor o convento porque daí faz o voto de castidade e além de não ouvir nunca mais falar sobre sexo também não precisa fazer.(gdssrs)

*kaskakskask
podia tirar os comerciais de cerva... as novelas...etc ;) (laininha 123)

*..Se você usa o método hipócrita de educação, só tenho a lamentar, talvez sua filhinha ou filhinho seja mais uma mamãe ou papai precoce no Brasil.(fazao)

Achei ótima a resposta dada pelas Havaianas em outro vídeo realizado. E fico feliz que exista um espaço democrático como a Web para continuarmos a ver esses anúncios!
O mundo está cheio desse tipo de hipocrisia. O mundo está lotado de pessoas que vêem pecado e sujeira em tudo, porque o pecado e a sujeira está dentro dos seus corações e mentes, fechando sua visão, distorcendo a sua forma de ver a realidade e prejudicando toda a sociedade.

O que vocês acham disso? Concordam com a censura? Ou preferem a avó democrática?

7 comentários:

Dud@ disse...

Amiga, prefiro a vovózinha espertinha... e muita palhaçada tirar ela do ar... absurdo, adorei a forma como vc apresentou a postagens, adoramos vc, bjsss duda

Claudia disse...

Jake, concordo com a Censura, achei esta propaganda muito forte em relação as crianças, tem que haver moderação creio por parte da TV, está a cada dia mais banal...

Victoria disse...

Jake achei muito apelativo esta propaganda, na real nao gostei muito, e foi bom sair do ar, tem que ter mais consciencia neste pais.

Babi Anne disse...

Que velhinha danadinha, ela precisa entrar para o programa Amor e Sexo, iria arrasar. Censuro em qualquer especie não pode ser permitida.
Acho um absurdo censurar. Passam tantas coisas piores. as novelas passam quase sexo explicito. Só falam de estrupos, guerras, drogas, policiais curruptos entre outros.
Por que não proibem esses políticos que falam um monte de ventiras na televisão……………
Se acharam ruím ou impróprio, era só mudar de horário o comercial, simples e prático.
Abraço

Babi Anne disse...

Uma frase que deixo para os hipocritas:

” A maldade está nos olhos de quem vê”"”!!!!!!!
O mundo está repleto de malicia e o comercial não faz apologia ao sexo e sim as pessoas que veêm o comercial.

Jakeline Magna disse...

Amigas meu blog é democrático, e por isso concordo com todos os comentários deixados por vcs, beijinhos para todoas... muitoooo feliz com a participação constante de vcs em meu blog...

Lys Ribeiro - Coluna Digital disse...

Não quero contradizer nenhum comentario, mas venho como uma profissional da comunicação para dizer que essa é a estrategia da Havaianas, colocar o Brasil pra falar. Burburinhos, brasileiros adoram. E vamos pensar: Não temos sensura no brasil. Não trabalharam nenhuma pesquisa de qualidade. Nao divulgaram site algum da havaianas mesmo sabendo que ele existia.
Enfim, não foi "censura" como muitos dizem, eles assim como todos nós da área de comunicação trabalhamos com o desejo do publico, mas a idéia deles inicial foi exatamente gerar esse conflito de idéias.