sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Poder Virtual?

Hoje me lembrei que frequento a internet exatamente desde fevereiro de 2000(muito tempo nossa) Pensando uma pirralha querendo saber o que é um computador, fazendo aulas de informática, e adorando conhecer o mundo virtual. E desde aquela época até hoje, o tal poder virtual é algo que continua com tudo.

Mas o que seria exatamente o
poder virtual? No Chat do UOL não existia muito disso, mas quando passei a frequentar o IRC, percebi que certas funções geravam status. E pior, isso subia a cabeça de certas pessoas. Ser operador de um canal grande era motivo de todo mundo ficar lambendo o fiofó da pessoa. Ser IRCOP então nossa!! Era um tal de se achar Deus que era impressionante! E pior que os caras levavam isso a sério. Com direito a ameaças de banir caso não fizessem o que eles queriam, dentre outras coisas ridículas por aí. Muitas vezes o cara na vida real era o maior banana, mas chegava no IRC com seu status de OP ou IRCOP, virava o rei!

O tempo foi passando, o IRC foi caindo em desuso, e surgiu o Orkut. Aí o tal
poder virtual passou pros donos de comunidades. Ser dono de uma comunidade grande era motivo de orgulho. Além disso, quanto mais amigos, mais status. Aí vinham aberrações como abrir o orkut e dar de cara com um monte de gente que nunca vi na minha vida querendo ser meu amiguinho. Só pra dizer que tinha mil amigos.

Agora, a onda da vez é o Twitter. E mais uma onda de
poder virtual chegou: a quantidade de followers. Eu entrei no Twitter por pura curiosidade, isso uns dois anos depois de um amigo meu ficar falando pra eu entrar porque era legal. Por fim entrei. Tem dias que nem posto, fico só observando o pessoal que eu sigo. É um tal de ''Faltam tantos pra 10 mil seguidores!! me ajuuudemmm''. Gente, qual é o intuito disso? Só pra dizer que tem trocentos seguidores (muitos deles estão nem aí pro que vc escreve). Uma coisa é você indicar pessoas que vc acha interessante como uma dica, outra coisa é ficar desesperado caçando seguidores por aí. Eu sempre achei essa atitude tão sem noção!

Há uns meses atrás, um amigo veio falar comigo no msn dizendo que havia ressucitado a Rede Sul, a rede de IRC que mais frequentei no passado, e me convidou pra entrar. Achei a idéia interessante e acabei topando. E fiquei surpresa ao constatar que.. As brigas por poder continuavam as mesmas!!! Impressionante!!! Cansei de novo... e sai fora..
Hoje estou virtualmente ligada, no meu blog diariamente, twitter, orkut, facebook , meme e sóóó.. Exclui de vez o restante... Diminuir um pouco minha rede virtual está me ajudando muito, estou dando mais atenção aos que merecem minha presença. Mas o que me impressiona que o poder por status poder desesperado de conseguir mais amigos virtual e chegar a ser conhecido virtual está cada dia maior.

Por fim, as manias da internet passam.. mas o poder virtual continua sendo bem sedutor.. Vamos ver qual será a nova moda daqui a pouco..

Um comentário:

Claudia disse...

gostei da sua crítica