terça-feira, 17 de novembro de 2009

Diversidade Sexual na Turma da Mônica


No quadrinho acima o garoto Caio diz estar "comprometido" e aponta para um rapaz mais velho que está do lado dele. Os interlocutores Miguel e Tina ficam surpresos. A diversidade sexual chegou nas Revistas da Turma da Mônica. Mauricio de Souza cria um personagem gay para fazer parte da turma. Caio esse é o nome do primeiro personagem aparentemente gay das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Ele é apresentado na edição número 6 da revista "Tina", da editora Panini, como o melhor amigo da jovem e assume estar comprometido com outro rapaz, causando uma certa estranheza nos demais personagens.
Segundo a Folha Online, a assessoria de imprensa da Maurício de Souza ressaltou que essa é primeira vez que o assunto é abordado nas histórias, cumprindo promessa do autor de discutir questões ligadas ao universo adolescente, "de forma tranquila e sem levantar bandeiras". Tanto que na edição há também um discurso de Tina contra preconceito em geral. Questionado por internautas através do Twitter, o cartunista respondeu "leia a revista Tina e interprete. Depende de sua leitura, da sua forma de se situar na nossa realidade social". A assessoria também não descartou a hipótese de Caio ser bissexual, o que só poderá ser confirmado no futuro, na continuidade das histórias em quadrinhos. O desenhista, já procura tomar cautela contra as reações, que já começam a surgir. Os evangélicos defende um boicote às revistas da Turma da Mônica, que “agora se tornam instrumentos de lavagem cerebral e indução de crianças e adolescentes a comportamentos pervertidos” Foram ditos em alguns blogs evangelicos que comentam sobre o assunto. Fico sem saber em que planeta estas pessoas vivem?. A Turma da Mônica existe desde o início da década de 1980, até antes, e só agora a questão do homossexualismo está sendo abordada. Muito, talvez, pelas exigências da atualidade bem como pela urgência em tratar do assunto, coisas que não eram tão notórias há 20 e poucos anos e que hoje se fazem importantes para discussão. Afinal, cada vez mais as pessoas descobrem diferentes formas de ser e estar no mundo e lutam por sua maneira individual de agir e comportar-se, rompendo as amarras do passado. Iniciativas como a de Maurício de Souza devem ser apoiadas, incentivadas e disseminadas cada vez mais por todos os cantos da sociedade brasileira, a fim de que a igualdade e a justiça a todos deixe de ser apenas utopia para tornar-se realidade. Quero parabenizar está nova proposta de Mauricio de Souza, que considero muito importante e válida. Parabéns Mauricio de Souza!

7 comentários:

Vick disse...

Quem diria, Maurício de Souza abordando temas polêmicos em seus quadrinhos...

Vick disse...

Ah, aproveito pra te dizer que tenho mais um selinho com pergunta pra vc no meu blog de mimos. Passe por lá qdo puder. Bjss

Anônimo disse...

Oi é a Lua

ADOREI! acho o Maurício um grande cartunista, que consegue abordar com leveza temas como paralisia infantil, cegueira e outras coisas que nos deparamos na sociedade. Acho que o tema homossexualismo é apenas mais um que convivemos no dia a dia. Obviamente as crinças também convivem com isso, e devem perceber que isso é uma coisa que não é tabu e pode ser dicutida abertamente.

Um beijo

Blog Normal, mas nem tanto... disse...

Querida, tem um Meme pra você lá no Blog! =)

Blog Normal, mas nem tanto... disse...

Tem um Ping-Pong também pra você lá, tá?

Beijooooo!!!!

Dora Regina disse...

Jake, ele simplismente está acompanhando a modernidade, senão fica antiquado...
Um grande abraço!!!

Jakeline Magna disse...

apaguei os comentarios preconceituosos e grosseiros... fico com nojo de pessoas assim.. que se acham superior a todo mundo...