sábado, 16 de janeiro de 2010

Início de 2010 marcado por Tragédias


 http://2.bp.blogspot.com/_7U7wqOuGicg/R1k_-E3KRSI/AAAAAAAAAU4/lfWJQSyW5l4/s320/image002.jpg
Início de 2010 está sendo marcado por tragédias de proporções terríveis, muitas vidas estão sendo perdidas por conta da Natureza. Será que não teria sido possível evitar estes desastres naturais? Temos que perder tantas vidas de uma vez só? Vejo que a Natureza pede socorro, mas como nos humanos estamos cegos ela começa a transparecer e demonstrar a sua fúria, querendo nos diz que precisamos urgentemente tomar conta da história humana e rever todos os nossos conceitos e de fato fazer movimento para a realidade de um planeta sustentável. No dia 01 de janeiro perdemos muitas vidas em Angra dos Reis com um deslizamento de terra. Na cidade histórica São Luiz do Paraitinga além de perdemos vidas a cidade ficou devastada. Uma ponte se quebra em Santa Cantarina levando cinco vidas. As chuvas destroem muitas casas em São Paulo e em outros estados deixando famílias destruídas pelas perdas matérias e perdas humanas. E agora dia 13 de janeiro, uma sofrida nação sofre com a destruição e matança deixada por um terremoto. Haiti chora a perda dos seus mortos e a destruição catastróficas de suas cidades. As pessoas atingidas continuam a depender quase que unicamente do heroísmo de bombeiros, de grupos de defesa civil, de voluntários que, não raro, aparecem nos noticiários impotentes diante da desproporção entre suas forças e a enormidade da perda e da dor. As imagens que chegam do Haiti, nos deixam completamente triste e desolados com tanta barbaridade que está acontecendo com este país que já é massacrado por décadas  e décadas de uma política de corrupção, miséria e fome. Não sei o que se pode dizer aos familiares e amigos das vítimas das chuvas e deslizamentos, mais do que foi dito às vítimas de Santa Catarina. As catástrofes causadas pelo mortífero tripé -chuvas fortes, encostas instáveis e construção em áreas inadequadas- só mudam de lugar. E vão continuar se continuarmos alienados aos problemas do meio ambiente. Temos grande parte da população mundial distante da reflexão de que nossa postura pode fazer a diferença, ainda temos gente que joga lixo na rua, que lava calçadas com mangueira, que olha indiferente para uma criança na rua, que discrimina um dependente químico, que tem preconceito de cor de pele e etnia e que pensa que seres humanos são divididos em raças, que olha com desprezo para moradores de rua, gente separada de seus potencial criativo, gente sem oportunidade de se defender da miséria, da pobreza, da falta de oportunidades de moradia digna, alimentação, atendimento a saúde, educação... e por ai vai... O que posso fazer para contribuir para um mundo melhor?? Milhões de resposta surgem para esta simples perguntas. Mas uma resposta de grande valia e certo é preciso ter esperança e acreditar... Acreditar em pequenas ações que pode parecer insignificante pode fazer diferença e transformar a vida de um ser que vai transformar a vida de outros em solidariedade, justiça, dignidade humana e na construção de um mundo melhor.

8 comentários:

Lidia Ferreira disse...

Seja muito bem vinda amiga , nossa torci para vc conseguir arrumar seu querido blog , estou muito feliz de ter vc de volta
bjs

Jakeline Magna disse...

Tentei falar um pouquinho de tudo.. espero que tenham gostado do texto... lidiaaa obrigado pelo carinho... te adoro flor...

Marcia disse...

Olá minha amiga,
Desculpe, nem tive tempo de vir aqui! Desculpe, desculpe, desculpe! mais o impotante é que você conseguiu! E tá lindo seu blog! Parabéns!
Pois é minha amiga, temos que rever os nossos conceitos, o homem tem de se educar, estes sao os chamados de Deus. O planeta pede socorro, oremos para que as pessoas tomem como exemplo estes avisos. Cada um de nós devemos nos perguntar: O que posso fazer por um mundo melhor?
Beijos e bom fim de semana!

christy disse...

Jake que sorte, voce conseguiu arrumar tu já estava enloquecida que reparei, teu blog está super legal, parabens...

christy disse...

Bela postagem

Anônimo disse...

Até quando este povo vai ficar alienado, achando que tudo que esta na natureza é de graça??
Rosemary

Vick disse...

Oi Jake!
É a natureza se revoltando contra o homem. Pra este domingo tb preparei um post sobre esse mesmo assunto...

Bjs e bom fim de semana pra vc,
Vick

Renata disse...

A natureza está se vingando por anos de sofrimento