segunda-feira, 8 de março de 2010

Ser Mulher...

Que o outro saiba quando estou com medo e me tome nos braços sem fazer perguntas demais. Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos se precisar ficar um pouco quieta. Que, se estou apenas cansada, o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais. Que o outro sinta quanto me dói a idéia da perda e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida, não porque lá está a sua verdade, mas talvez, por culpa ou acomodação. Que, se começo a chorar sem motivo depois de um dia daqueles, o outro não desconfie logo de que é culpa dele, ou que não o amo mais. Que, se estou numa fase ruim, o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde, nem dizendo:  "olha que estou tendo muita paciencia com você." Que, se me entusiasmo por alguma coisa, o outro não a despreze nem me chame de ingênua, nem queira fechar essa porta necessária que se abre para mim, por mais tola que lhe pareça. Que, se eu eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire. Que o outro - filho, amigo, amante, marido -  não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso. Que, finalmente, o outro entenda que embora às vezes me esforce, não sou nem devo ser a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa... uma mulher!! Quando imaginamos a palavra mulher, pessoa mulher, fêmea, mãe, prenda, menina, menina-moça, anciã, Maria, Josefa, Canô. O que nos ressalta aos olhos, é o imenso universo feminino de beleza, tradição, de luta, quando mulheres distintas fizeram historia em suas épocas. Em um logo tempo, éramos sexo frágil, nosso respeito era transgredido por atos de discriminação, onde mulheres eram consideradas apenas corpos responsáveis pela procriação, e cuidado domestico. A visão foi se ampliando, a percepção de que algo naquele instante estava errado, que mulheres eram seres de extrema inteligência, presteza, seres culturais, e que seria um grande desperdício para humanidade não idolatrá-las, como legitimas rainhas, e descobrirem que juntas modificariam a historia social. Durante 365 dias por ano a mulher vem se destacando, principalmente no mercado de trabalho, demonstrando sabedoria, domínio eficiência, sensualidade e beleza. A sua presença em diversas posições políticas administrativas, seu talento em coordenar o lar, a vida conjugal, e sobressaindo, venceu seus desafios da maneira mais bonita e inigualável possível. Venho dar os parabéns, a você mulher, que tanto tem se esforçado para viver em um mundo mais justo e belo, onde seres, pessoas e credos estão todos em um só lugar na Terra. Contudo creio, que toda mulher deseja respeito, e igualdade, sejam elas mães, esposas, filhas, irmãs, amigas, merecem ser homenageadas todos os dias, pois  embelezam o mundo com sua graça e delicadeza. Que todos os dias seja dia das mulheres. Feliz Dia Internacional da Mulher a todas amigas blogueiras!!

16 comentários:

Amanda Zanqui disse...

Feliz Dia da Mulher, Jake! Lindo texto! Bjs

Wilson disse...

Bom dia, Jakeline!
Parabéns pelo dia da mulher!

Abraços!

Vanda disse...

Parabéns!!! \o/ Nós merecemos rs!!

Dany Tiepo disse...

Parabens pelo Post, ta lindo!

Feliz Dia Internacional das Mulheres...

Beijo

Dany Tiepo disse...

Parabens por mais esse post! Ta lindo...


E um lindo Dia Internacional das Mulheres :)

A Madrasta Má disse...

Olá minha querida tenha um feliz dia das mulheres, sorte e realizações não só pelo nosso dia, mas por todos os dias de sua vida! bjinhos da Madrasta!!!

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Jakeline
Feliz Dia da Mulher para todas nós sempre. Lindo texto menina. Também escrevi algo sobre mas pode parecer um tanto sombrio e pessimista mas te garanto que não. É apenas uma constatação dos fatos. Um outro lado da verdade. Mas de qualquer forma, fico imensamente feliz em ter nascido mulher.
Bjs

Jakeline Magna disse...

Amigas blogueiras.. obrigado pelo carinho... em deixar seus recadinhos singelos em meu blog... estou muito feliz... e aproveiteeee hj é nosso diaaaaaaaaaa... beijinhos

Lianara Kerkhoff **Lia** disse...

"NÃO SE NASCE MULHER: TORNA-SE".
Simone de Beauvoir

Parabéns pra você, amiga!

Parabéns pra nós, pelo nosso DIA!

Abraço carinhoso...

Lia♥

Ana Lúcia disse...

Que seu dia amiga tenha sido maravilhoso e q possa ter uma noite mais maravilhosa ainda.Grande beijo e parabéns.

007BONDeblog disse...

JAKE

Parabéns pelo de hoje.

um grande abraço

Fê Colcerniani Justo disse...

Oi linda! Feliz dia das mulheres p vc tb! merecemos né? Mas que todos os dias vc se sinta merecida e amada! Beijosss

Silvia Cristina Barbosa disse...

Se ainda é tempo, feliz dia linda!

Beijos

Coisa Frágil disse...

oi flor...

um pouco atrazada: feliz nosso dia.....e obrigada pela visita e comentário.


bjussssssssssssss

Vanda disse...

Selinho logo cedo amiga!! Pegue no Planeta!

Luciana P. disse...

Oi, Jake, desculpe o atraso pelo dia, mas o importante é que somos as homenageadas da vez e isso ninguém nos tira. Somos lindas, maravilhosas e irresistíveis, rsrsrs. Muito lindo o seu post. Beijos!