sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial Do Meio Ambiente

Hoje dia 05 de junho, é celebrado o “Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia”. A data foi estabelecida em 1972 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente, e escolhida pela Assembléia Geral da ONU porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano (Estocolmo, 1972), que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A razão? A atividade humana. Em busca do desenvolvimento, nós causamos o desaparecimento de grandes partes das florestas originais, drenamos metade dos pantanais do mundo, acabamos com três quartos das unidades populacionais de peixes e emitimos a quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. Nós pisamos no acelerador e provocamos um ritmo de extinção de espécies mil vezes maior do que o ritmo natural. O objetivo deste dia e de ter um dia dedicado mundialmente ao meio ambiente é o de promover ações ambientais positivas e chamar a atenção de povos e países para a importância da preservação ambiental. Este ano, a cidade de Kigali, capital de Rwanda, foi escolhida como sede das comemorações devido à riqueza ambiental (no país vivem os famosos gorilas das montanhas) e inovadoras políticas verdes adotadas. A data é um convite para que todos, no mundo inteiro, se envolvam com a causa ambiental e participem com as ações positivas que estiverem ao seu alcance. A comemoração se insere ainda no calendário do Ano Internacional da Biodiversidade e por isso ganhou o tema “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro.
Lista de sugestões ambientalmente recomendáveis para exercitar neste dia e enquanto quisermos cuidar “da nossa casa”. 
  • Aja agora, adotando o máximo de atitudes eco-amigáveis e depois transforme-as em hábitos diários para sempre.
  • Uma vez por semana, evite consumir produtos animais: seja vegetariano.
  • Tenha sempre uma sacola de tecido para suas compras – do supermercado e do shopping também.
  • Quando puder, deixe o carro em casa. Caminhe ou ande de bicicleta.
  • Dê ou peça carona, ou ainda, opte por um carro híbrido (os de combustível e eletricidade ainda não chegaram aqui, mas um flex já dá algum resultado).
  • Mantenha o motor do carro regulado, assim como a pressão dos pneus, para evitar consumo a mais de comsbustível.
  • Não deixe a água correndo enquanto escovar os dentes.
  • Em casa, use água de filtro em vez de engarrafada.
  • Reutilize vidros em vez de usar recipientes plásticos. 
  • Descarte corretamente baterias, cartuxos de tinta de impressora, óleo comestível, lâmpadas fluorescentes.
  • Dê preferência a produtos ambientalmente corretos, de produção local ou próxima, duráveis, reutilizáveis, recicláveis, biodegradáveis.
  • Esteja sempre pronto a explicar às pessoas como é importante agir individualmente sobre o meio ambiente para trazer benefícios a todos. Reafirme e divulgue a amigos, parentes e colegas a relevância de ter uma postura ambientalmente correta.
  • Mobilize sua rede de amigos em torno da causa do meio ambiente e da conservação da diversidade das espécies. Mande mensagens por todas as redes sociais de que participa.
  • Forme comissões de amigos que possam monitorar ações como reciclagem e plantação de árvores em sua vizinhança.
  • Plante um jardim orgânico. Plante uma árvore.
Não adianta só falar #DiaMundialDoMeioAmbiente. Tem que cuidar, faça a sua parte!

7 comentários:

Multiolhares disse...

Por vezes basta tão pouco para fazer a diferença neste mundo desgastado e muitos de nós nem isso fazemos, e deixamos o mundo ser destruído pelas nossas mãos
beijinhos

Amanda Diógenes. disse...

Tem Selo pra você no meu blog, (:
Boa noite, :*

Amanda Diógenes. disse...

Por nada, :)

Clau Finotti disse...

Oiê!
Eu não conheço Santa Helena, mas tenho dois colegas de trabalho daí. Na verdade moro em Goiânia e trabalho em Itumbiara, no Fórum. Se Sta Helena for pequena, talvez vc os conheça. São ambos da área jurídica.

Bjos

Ah, vou pegar o selinho sim, amanhã, agora vou mimi...rs...

Jakeline Magna disse...

clau é um prazer lhe ter por aqui...

Taddeu Vargas disse...

Oi querida, parabéns pelo post! Oportuno, necessário e interessante!
Abraço forte e um belo domingo.

Jakeline Magna disse...

tadeu oportuno a sua visita.. obrigado por contribuir com meu blog...