domingo, 17 de outubro de 2010

Use menos Papel

Estou frequentemente recebendo e-mails com a mensagem no final: Não imprima este e-mail. A natureza agradece.’ Fico feliz em saber que algumas pessoas pensam desta forma, em sustentabilidade e no reflorestamento da natureza. Não basta reciclar o lixo produzido. É preciso gerar menos lixo. E para isso, algumas iniciativas cotidianas simples podem ajudar e muito. O advento dos computadores foi muito bom para a indústria do papel. Parece um paradoxo pensar que com a informática as pessoas passaram a consumir mais papel, uma vez que os documentos ficam armazenados no computador, circulam por e-mail e, teoricamente, não precisam existir mais na forma celulósica. A explicação é simples: o computador simplificou a geração de papel. Basta apertar aquele botãozinho na tela e a impressora começa a cuspir folhas. Certo é que a maior parte das páginas que saem da impressora não precisariam estar saindo por ali. Mas o comodismo é um dos motores do consumo. Sim, algumas pessoas acham que um documento impresso é mais seguro que um digital. Será? Sim, ainda é um pouco mais confortável ler em papel do que na tela do computador.  Lendo um pouco sobre a fabricação de papel e celulose  vemos que a produção desse bem de consumo é uma das mais poluentes e danosas ao meio ambiente. Consumimos área agrícola para plantar as árvores que dão a celulose. A fabricação da celulose e do papel consomem energia e lançam grandes quantidades de poluentes na água e no ar. Por isso, quanto menos papel você consumir, melhor para todos nós. Mas deixo uma dica importante use folhas usadas como rascunho e não imprima email sem necessidade.

Ah, sim, não imprima este post. A natureza agradece.

4 comentários:

Suziley disse...

Muito legal o seu lembrete e a sua dica Jakeline!! A natureza agradece mesmo!! Parabéns!! Um bom dia para você, já no horário de verãoooo...para economizar energiaaa...hehe!! Beijos :)

♥ Vanda ♥ disse...

Está certíssima, amiga! Vamos cuidar do nosso planetinha!

Lidia Ferreira disse...

Misha querida concordo com voce
bjs

tem um selinho para vc
http://lidia-ferreira.blogspot.com/2010/10/pensamentos-da-na.html

Nika disse...

esta certissima, estes dias notei como tenho papéis inúteis fiquei triste comigo mesma , separei para coleta seletiva, e agora decidi me policiar e imprimir o menos possível.
bjs