quinta-feira, 5 de maio de 2011

6 consequências da morte de Osama Bin Laden

O anúncio da morte de Osama Bin Laden, líder e fundador da rede terrorista Al Qaeda, responsável pelos ataques de 11 de setembro, colocou os EUA em festa na noite de domingo. O país levou quase dez anos para encontrar o terrorista, que figurou esse tempo todo na lista dos mais procurados do FBI. Bin Laden foi morto por militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram sua mansão no Paquistão em três helicópteros. Que consequências esse acontecimento terá para os Estados Unidos, o Oriente Médio, a Al Qaeda e o resto do mundo?

1- Aumento da popularidade do presidente americano Barack Obama
O Estados Unidos enfrenta uma crise financeira e o governo não tem conseguido resultados na luta contra o desemprego. Essa situação exigia uma vitória que empolgasse os americanos, já que novas eleições se aproximam. Assim, a morte de Bin Laden veio em boa hora.

2- Fortalecimento de fundamentalistas islâmicos
Se o governo americano sai de fortalecido de um lado, a morte de Bin Laden pode também fortalecer o outro extremo: os fundamentalistas islâmicos. Afinal, para eles o terrorista morreu como mártir agredido pelo imperialismo americano lutando pela causa de Alá.

3- Protestos de muçulmanos em países onde são minoria.
A morte de Bin Laden pode provocar reações contra o imperialismo ocidental por parte de imigrantes e descendentes de muçulmanos que sofrem com a discriminação e o desemprego em países ocidentais como Itália, França e Inglaterra, acredita o professor Marone. Ele acha que podem ocorrer agitações de separatistas muçulmanos da Caxemira e também na China, onde existe uma minoria étnica muçulmana uigur no oeste que se diz discriminada econômica e politicamente.

5- O novo terrorista mais procurado pelo FBI.
O posto de terrorista que vale a maior recompensa pelo FBI agora é do egípcio Ayman al-Zawahiri, braço-direito de Bin Laden e provável novo líder da Al Qaeda.

6- E a América Latina?
Segundo especialistas, a morte de Bin Laden não deve trazer grandes consequências para a América Latina.

5 comentários:

Juliana Santiago disse...

me pergunto será que realmente essa morte não foi "estipulada" nem o corpo apareçeu...

Juliana Santiago disse...

me pergunto se naão foi tudo " armado" cadê o corpo sera q ele realmente morreu?

mfc disse...

Não se tratou de uma "morte" mas o assassinato de um homem desarmado.

Lidia Ferreira disse...

Eu nunca fiz isso, nem quero que você se sinta obrigado , por isso coloquei o link para você ler e caso queira ajuda, por favor sinta-se a vontade de não publicar esse comentário
bjs
Preciso da sua ajuda (leia a postagem ) , http://corderosachoque22.blogspot.com/2011/05/master-door-desrepeito-descaso.html

Jakeline Magna disse...

se ele morreu vamos ficar na dúvida, pq o corpo nao apareceu... mas que a Al Qaeda vai aprontar e muito... que Deus nos proteja...